Com o boom do marketing digital, muito se fala em persona e avatar, mas você sabe o que é e para que serve? É a mesma coisa que público alvo?
Pra quem já está no digital há algum tempo esse assunto já é batido, mas tenho certeza de que se você é novo nessa bolha ainda fica meio perdido pra achar sua persona.
❇️Persona x Público alvo
Tenho certeza de que quase todo mundo sabe o que é público alvo e por isso fica meio perdido pra achar a persona, então, vamos à diferenças.
👉🏻Público Alvo: É um grupo de pessoas/consumidores/ potenciais clientes com um mesmo perfil/ caracteristicas em comum. É um perfil generalista. Ideal para ser utilizado na fase inicial de pesquisa de mercado.
🔷Exemplo:
-> Mulheres
-> Entre 25 e 50 anos
-> Residentes em grandes metrópoles
-> Sem formação superior
-> Classes C e D
-> Renda x
👉🏻Persona:
A persona reúne os elementos do público alvo acrescentando mais especificidade, como objetivos, estilo de vida, personalidade, dores específicas, um inimigo comum que você deve descobrir para trabalhar em cima.
🔷Exemplo:
-> Joana
-> 30 anos
-> Trabalha por CLT
-> Por mais que trabalhe e se dedique nunca conseguiu ganhar mais de R$ 4mil por mês. Sabe do seu potencial e deseja um novo trabalho que permita que ganhe mais, que dê mais liberdade de trabalhar de casa e proporcione mais qualidade de vida para sua família.
🎯A persona é mais específica que o público alvo.
Tá. isso eu já entendi, mas como eu identifico a persona?
➡️Perguntando! Seja por perguntas pontuais nos storys, seja com questionários(desde que não sejam imensos e super chatos de responder).
✅A conexão Crie essa conexão com a sua audiência mostrando que você está disposto a ouvi-la. Muitas vezes as pessoas só querem alguém que as escute e quando você faz isso cria uma empatia.
👉🏻Aí que vem o pulo do gato, porque quando você se dispõe a ouvir os problemas você acaba pensando na solução e mostrando pra sua audiência o que ela precisa, e é aí que você cria um produto ou mostra que precisam do seu produto porque ele resolve uma dor da sua audiência.
⚠️Pessoas compram de pessoas com quem tenham criado certa conexão, pessoas com quem se identificam, por isso é muito importante identificar sua persona porque quem vende para todo mundo não vende para ninguém.
✅A transformação
A persona é o expert antes da transformação. Por isso vale utilizar da narrativa da jornada do herói. Mostre como você era antes da sua transformação, e que ela é possível.
Instigue as pessoas a mudar, sugestione. Mostre como é sua vida depois da transformação, e os leads entenderão que podem ser como você após passar pela transformação que seu produto proporciona.
👉🏻Mostre que você entende a dor da sua persona porque você já esteve no lugar dela, mostre empatia. Para vender um produto ele precisa resolver uma dor latente da sua persona, mas que seja uma mudança possível.
O produto precisa fornecer um resultado prático de forma definitiva por um preço que sua audiência possa pagar – não adianta ter um produto maravilhoso se o ticket está muito acima da renda média da sua persona.
✅ A importância da comunicação certa.
A sua comunicação tem que ser adequada à sua persona, para se conectar com quem vai de fato se identificar e repelir quem não se conectar. Não se apegue a número de seguidores, eles não pagam boleto.
Seguidor que não se conecta não compra, e ainda aumenta o gasto na hora de fazer remarketing.
👉🏻Mostre sua personalidade, tenha um posicionamento bem definido para construir sua tribo. Ela vai te defender de possíveis haters e cancelamentos e vai repelir quem não se identifica com você.
E lembre-se de que quem não se identifica não compra!