Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem fazer uma oferta ao cliente.

É nada menos que a estratégia de produzir conteúdos para sua persona/avatar, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural, fazendo o público percorrer o caminho do aumento gradativo do nivel de consciência. É a base do Inbound marketing.

Seu principal objetivo é atrair, engajar e reter um público, fornecendo conteúdo consistente, valioso e relevante, para ajudar a resolver problemas, entreter e educar sua audência.

Esse aumento no nivel de consciência é feito a partir da produção de conteúdo mas isso não significa sair produzindo conteúdo só pra fazer post todos os dias.

De nada adianta produzir conteúdo feito louco porque uma hora a criatividade acaba e aí você começa a produzir conteúdo ruim.

Então é muito melhor produzir por exemplo post de feed 2 ou 3x por semana, porém com qualidade, e intercalar com reels que tem um alcance orgâncio muito maior, ajudando a espalhar seu conteúdo para novas pessoas.

Niveis de consciência

Ao se comunicar, seu objetivo deve ser elevar o nivel de consciência da sua audência, fazendo com que passe do nivel insconciente para o consciente.

Inconsciente porque não sabe que tem um problema, por exemplo:

Pele oleosa -> a pessoa apesar de ter a pele oleose demais não se tocou que tem um problema, e por isso nunca procurou um produto ou serviço que resolva. Como você vai procurar a solução se não sabe que tem um problema?

Primeiro faz-se um post que chame atenção para a situação dizendo que ela não é normla, por exemplo.

Ex: Criativo escrito: Pelo oleosa não é normal. ou “Você sabia que pele oleosa não é normal”

Primeiro você faz com que a audiência entenda que tem um problema, para depois buscar solução.

Seu conteúdo deve levar a pessoa do ponto A ao B, fazendo entender que precisa resolver o problema,

Para que serve o marketing de conteúdo?

Serve para atrair potenciais clientes.

As pessoas gostam de comprar, muitas compram por puro tédio, inclusive, mas elas ODEIAM que pareça que você está vendendo para elas.

Venda sem parecer que está vendendo.

O marketing de conteúdo existe para não se trabalhar somente com ofertas diretas, até porque, existem produtos e serviços novos que as pessoas não conhecem, por isso não sentem desejo por adquirir.

As pessoas não compram somente por necessidade, pois se assim fosse, ninguém compraria uma bolsa de R$ 30.000 ou uma caneta de R$ 5.000. As pessoas compram por desejo também.

Trabalhe bem o gatilho do desejo, principalmente se seu produto é considerado supérfluo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *