Fez site e perfil em redes sociais e mesmo assim está difícil de vender? Leia este artigo e saiba o que fazer.
Atualmente todos já sabem que a internet é como se fosse um grande shopping que o mundo todo tem acesso, não é mesmo?
Desde de as maiores marcas do varejo até os vendedores autônomos tem site e perfis nas principais redes sociais, mas aposto que você ou alguém que você conhece descobriu da pior maneira que não basta publicar um site e fotos de produtos no instagram para conseguir vender.
Tá, já entendi que não é postar todos os dias que os produtos vão vender no modo automático, mas como fazer então?
Você provavelmente também já ouviu falar em marketing digital!
Mas saiba que ele não faz milagre.
Dentro no marketing existem diversas ferramentas que devem ser utilizadas com estratégia, e já vou falar delas.
Ou você perde umas horinhas por semana para estudar e começar a aplicar no seu negócio, ou você contrata alguém para prestar consultoria e implementar.
No artigo anterior, (clique AQUI para ler) falei sobre persona e público alvo e porque você deve saber qual a sua, já que esta etapa vem antes das ferramentas ue vou citar.
1- Copywriting
É uma estratégia de produção de conteúdo voltada a fazer com que o leitor realize uma ação especifica CTA (Call to action).
O copywriter escreve o copy pensando em seu carater persuasivo, utilizando gatilhos para despertar a curiosidade e interesse no leitor, com objetivo de gerar cadastros, vendas etc.
Esse profissional educa e capacita a persona sobre determinado produto ou serviço, fazendo subir na escala de consciência e deixar claro que seu produto ou serviço são a melhor solução para seu problema.
Isso é feito através da produção de materiais de qualidade como posts, ebooks, aulas etc.
2 – Anúncio pago no Facebook, Google e Instagram
Com o Google Ads, seus anúncios aparecem quando os usuários fazem uma busca no Google ou em outros sites da empresa. Dentre os diversos recursos que plataforma oferece, está a possibilidade de segmentar a audiência dos seus anúncios de acordo com a localidade, a faixa etária e outras caracteristicas dos usuários.
Segundo as estatísticas para 2022, a rede social conta com 148 milhões de brasileiros, então não deixe de considerar os Facebook em suas estratégias de marketing.
Assim como no FB, é possível criar uma série de formatos de anúncios que são exibidos para os usuários de acordo com o algoritmo do Instagram: fotos ou vídeos, publicações no feed ou no stories, e por aí vai.
3 – Marketing de Conteúdo
O objetivo é atrair, cativar e educar o público-alvo por meio de conteúdos que sejam relevantes e ricos para uma audiência específica.
Construindo uma relação de longo prazo, é possível aumentar a rede de clientes e potenciais clientes do negócio, fornecendo conteúdo de qualidade que atenda aos interesses do seu públicos.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo deixa para trás aquela velha publicidade invasiva para transformar empresas em verdadeiras educadoras.
Além disso, essa estratégia é muito importante para tornar uma empresa referência em seu mercado, pois aumenta a sua ajtoridade e beneficia a imagem da marca, o que, consequentemente, atrai novos clientes e favorece os negócios.
4 – Abusar dos formatos das redes sociais
Por exemplo: Reels mostrando o modo de preparo ou como funciona o produto.
Reels são vídeos curtos do instagram e é um formato relativamente novo.
Isso faz com que o algoritmo trabalhe de forma diferente e permita que um conteúdo publicado no Reelsalcance mais pessoasdo que um post de feed, por exemplo.
Ou seja, é uma forma rápida e barata de atrair pessoas para a sua conta.
5 – Fazer posts de conteúdo em grupos de Facebook
Procure grupos do nicho do seu produto/serviço.
Mas preste atenção para no entrar em grupo onde só tem concorrentes e nenhum cliente.
Exemplo: um advogado não vai arumar clientes em grupo de estudos jurídicos/advogados.
Um artesão não vai encontrar clientes em grupos de artesãos.
Em vez de fazer posts oferecendo diretamente seu produto ou serviço você deve fazer posts de conteúdo topo de funil, bem básico, para aumentar a consciência dos potenciais clientes.
Faça posts contando como você já resolveu um problema X de um cliente, por exemplo.
Se você for gestor de tráfego conte como judou um comércio local a faturar Y com orçamento de X reais, que estratégia utilizou para ter um custo-por-clique mais baixo, etc. Mas faça em grupos de empreendedores, ecommerce e não em grupos de gestores.
6 – E-mail marketing
Se você já tem um site, faça uma conta em alguma ferramenta, como Active Campaign, Mail Chimp, Klick Send etc e crie um formulário de cadastro de leads.
Adicione esse formulário ao seu site para que as pessoas se cadastrem para receber ofertas e conteúdos, mas não mande só ofertas.
Gere conteúdo de valor para que sua audiência não se descadastre.
Além disso, não se pode ter somente um ponto de contato com a audiência. Imagina perder um perfil no instagram na vespera de um lançamento?
7 – Tenha um perfil humanizado
Ninguém engaja com perfil catálogo!
Aapareça nos stories vestindo as roupas que você, por exemplo.
Crie uma rotina, as pessoas gostam de acompanhar.
Abra caixinha de perguntas, faça enquetes, pergunte o que sua audiência gostaria de ver no seu perfil/loja.
7.1 – Pessoas se conectam com pessoas;
7.2 – Personalidade vende;
7.3 – Seguidores não pagam boletos, clientes fiés sim. Fidelize-os.
7.4 – Faça promoções, cries kit/combos/pacotes e utilize o gatilho da urgência, da escassez;
7.5 – NÃO faça sorteios aleatórios;
7-6 – NÃO compre seguidores