Como fazer seus clientes retirarem o cartão da bolsa e comprar?
Através de bons criativos e textos você precisa mostrar que a pessoa possui um probleam/dor que precisa ser resolvido.
Ela ainda não tem consciência de que tem um problema. Ela acha que a situação pela qual está passando é normal.
Após fazer a pessoa adquirir consciência do problema e te acompanhar, você deve começar a falar mais sobre o problema de forma que o a situação incomode a pessoa e gere nela um desejo de mudança.
Aqui a pessoa já sabe que tem um problema, mas não sabe como resolver.
Já com consciência do problema e desejo de mujdar você falará ainda mais sobre o problema e trará a solução, trabalhando o aumento do desejo de mudança.
Eugene Schwartz, pai dos niveis de consciência disse: “Se o cliente em potencial já conhece o produto e sabe que ele pode ajudá-lo, o título deve começar com o produto.
Se seu cliente não conhece o seu produto, mas tem um desejo, você encabeça com esse desejo. Finalmente, se o cliente em potencial não sabe realmente o que ele precisa, mas tem um problema geral, você começa tratando desse problema e escreve o copy para fazer com que o possível cliente perceba que precisa da sua solução.”
⚠️Entenda os níveis de consciência:
1️⃣ Mais consciente
2️⃣ Consciente do produto
3️⃣ Consciente da solução
4️⃣ Consciente do problema
5️⃣ Totalmente inconsciente
No primeiro nível, o consumidor está mais atento. A pessoa sabe o que quer, confia em você e, quando você oferece algo novo, há uma boa chance de que ela compre. Esses são os clientes que todos gostariam de ter.
Pense em marcas que têm seguidores e fãs.
Por exemplo: Apple e a Harley Davidson. O consumidor conhece a marca e deseja o produto, não existindo muito esforço de venda.
No segundo nível, as pessoas ainda não te conhecem. Elas sabem que você está vendendo algo que elas querem, mas não têm certeza se é o ideal para elas. Como ainda não confiam em você, leem avaliações, examinam testemunhos e tentam determinar se seu produto pode fazer o que você diz. Com essa perspectiva, o objetivo do copy é tranquilizá-los imediatamente.
No terceiro estágio, as pessoas já sabem que têm um problema e já estão cientes de que existe uma solução, mas não conhecem seu produto e os resultados que podem obter com ele. Com clientes em potencial nesse estágio, você busca recursos para fazer com que eles saibam que você entende seus desejos e que seu produto os ajudará a chegar lá.
No quarto estágio, as pessoas sentem que têm um problema, mas não sabem que há uma solução.
Com esse perfil de cliente, você quer mostrar que você entende sua frustração e ansiedade.
Aqui, precisamos educar o prospecto para que ele avance no estágio de consciência.
No último nível, é mais difícil conseguir vender. As pessoas não percebem que têm um problema, não conhecem nada da sua marca e nem sequer sabem que existe uma solução. Nesse caso, você precisa apresentar uma oferta poderosa e irresistível.
👉🏻Agora que vc já sabe os níveis de consciência você precisa entender que o Marketing de conteúdo tem a finalidade de conduzir o Lead pelos níveis de consciência ate chegar no nível mais consciente e efetuar a compra.
❇️ Existem Arquétipos para cada nível de consciência
e você deve se comunicar de formas diferentes com cada um.
🔷Há 6 TIPOS DE LEADS CONFORME O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DA PERSONA:
LEAD de oferta ➡️ um apelo direto que vai direto à oferta.
LEAD de oferta quase sempre menciona o produto, o preço, descontos, prêmios, garantias e outros elementos relacionados à oferta logo no início do LEAD.
LEAD de promessa ➡️ é um pouco menos direto que o LEAD de oferta. O produto não é mencionado tão cedo. Mas ele ainda começa com uma forte característica/benefício/transformação do produto.
LEAD de solução de problemas ➡️ aqui você “adia” falar sobre o produto e fala sobre a maior questão emocional para o seu cliente em potencial. Promessas relacionadas ao produto vêm logo depois.
LEAD do segredo ➡️ “conhecimento exclusivo”; “secreto”; o segredo pode ser uma solução, uma “fórmula” secreta.
LEAD de revelação ➡️ propositalmente indireto. Tenta desconcertar o cliente em potencial. O objetivo é desarmar o possível cliente.
LEAD de história ➡️ engaja potenciais clientes que ainda não te conhecem com uma história.
ABORDAGEM DIRETA OU INDIRETA DE VENDAS
1) Abordagem direta. Como o nome indica, vai direta à oferta quase sempre mencionando o produto, o preço, descontos, garantias e tudo o que é apresentado na headline e na cabeça do texto.
2) Abordagem indireta. Este outro modelo de abordagem pode ajudar a superar alguns obstáculos simples, como se seu cliente em potencial não sabe quem você é ou como seu produto pode resolver os problemas dele.
Pode ser especialmente útil se você tiver um cliente menos consciente ou cético.
Quando utilizar qual?
Você vai usar um lead direto quando:
Seu cliente em potencial já tiver consciência sobre o problema.
Seu prospecto já estiver procurando a solução para o que enfrenta.
Quando seu produto já for conhecido do público.
Quando não há muito tempo para educar o prospecto para a compra.
Você vai usar um lead indireto quando:
Seu cliente em potencial não souber praticamente nada sobre você.
Seu produto exigir explicações mais detalhadas.
Seu prospecto for cético e você ter que trabalhar para fazê-lo superar isso.
Seu produto tem uma conexão com algo grande acontecendo na mídia, no mercado, no mundo.
OBS: embora leads indiretos possam gerar boas headlines, você corre o risco de demorar muito ou parecer que está enchendo linguiça antes de chegar ao produto ou oferta.
E no caso dos leads diretos, você corre o risco de parecer agressivo e repelir as pessoas que não estão interessadas no que você vende.
Ficou com alguma dúvida? Me manda um direct @ajoyceloyola